15.4.09

Memórias de Uma Gueixa (Memoirs of a Geisha) - 2005

Um dos filmes mais bonitos que eu já vi. Bonitos eu digo pois é bonito mesmo, visualmente falando. Esse jeito Japão de ser não tem como ficar tão feio numa produção desse tipo.

"Memórias de Uma Gueixa" conta a história de Chiyo, uma garotinha de nove anos que é separada da irmã ainda quando criança para ser adotada e treinada para virar uma linda e refinada Gueixa. E ela sofre viu? Daí tem Hatsumomo, a Gueixa mor do pedaço que inveja a beleza de Chiyo, que acaba sendo adotada pela rival de Hatsumomo, Mameha, tem seu nome mudado para Sayuri (interpretada por Ziyi Zhang que também atuou em "O Tigre e o Dragão") e é treinada para ficar cada vez mais bonita.

Tem intriga, tem beleza, tem dança e música, tem drama japonês digno de harakiri. O filme foi vencedor de três Oscars em 2006, incluindo Direção de Arte e Figurino, prêmios quase óbvios quando você analisa a beleza do filme.

A Segunda Guerra Mundial acontece e o Japão começa a cair aos pedaços, as gueixas que eram ricas e finas começam a perder tudo mas Sayuri tem a sorte de entreter os americanos, e sim, entreter não é exatamente só dançar pra lá e pra cá. Mas ela se recusa a esses atos tão degradantes e vai voar livre pela vida atrás do seu grande amor.

Ainda têm a Pumpkin (que é um nome que eu achei bem sugestivo pro final que ela acaba tendo), amiga de Sayuri desde pequena que nunca supera o fato de Sayuri ter sido a escolhida e a mais talentosa de todas e acaba traindo a menina na primeira oportunidade que ela tem. É daquele tipo de personagem que você acaba ficando com raiva de verdade, sem brincadeira.

O filme é bacana, quem nunca viu vale a pena dar uma conferida e tirar suas próprias conclusões.

Memórias de Uma Gueixa
Lançamento: 2005
Duração: 145 minutos
Alugue o DVD: aqui
Compre o DVD: aqui
.

2 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Eu não vi inteiro e recentemente, depois de uma crítica muito dura ao filme num blog, eu fiquei com vontade de ver completo... Agora com sua crítica bem mais otimista com o filme deu vontade mais ainda, rs, ver quem tem razão... ;)

Bárbara disse...

Eu achei o visual desse filme incrível. Mas quando estava próximo ao final o DVD parou de passar porque estava arranhado e até hoje eu não assisti ele completo . Fiquei com tanta raiva na hora =x

 
BlogBlogs.Com.Br