14.4.09

O Iluminado (The Shining) - 1980

Sabe aquele filme que existe desde antes de você nascer e você sabe disso e todo mundo que você conhece gosta do filme e fala sobre mas você nunca realmente conseguiu parar para ver ele do começo ao fim? "O Iluminado" para mim era um desses.

Consegui finalmente prestar atenção no filme todo, em cada detalhe, e realmente uma das conclusões que eu tiro disso é que eu tenho medo do Jack Nicholson. Claro que o fato de ter medo é justamente o que torna ele um dos melhores atores da história do cinema.

Aquela cara de louco, aquele jeitinho de falta de banho. "All work and no play makes Jack a dull boy". Stanley Kubrick realmente sabia como fazer a gente ter medo.

A história é de uma família que vai tomar conta de um hotel durante o inverno e o filho, Danny, começa a ver cenas do passado de fantasmas e pessoas que morreram ali. Pra mim, a cena das menininhas gêmeas no corredor do hotel é a mais bizarra. Daquelas que a gente não dorme a noite. Tá, não que eu não durma a noite, mas se tivesse assistido há alguns anos atrás eu não dormiria mesmo.

Enquanto o inverno vai passando, Jack trabalha no seu livro e vai ficando cada vez mais perto da insanidade, até conhecer um barman fantasma do hotel que diz que ele tem que dar um jeito na sua família. É aí que ele começa a correr atrás deles com o machado e temos a cena que dá a imagem do DVD do filme, da sua cara passando pelo buraco na porta.

Sua mulher é interpretada por Shelley Duvall e o pequeno Danny, o menino que tem visões de fantasmas é interpretado por Danny Lloyd que ficou na guarda de Stanley Kubrick durante as filmagens e não sabia que estava fazendo um filme de terror até alguns anos depois. O mais curioso é que Danny Lloyd só fez mais um filme no ano seguinte e decidiu que não estava interessado na carreira de ator. Estranho não?

O Iluminado
Lançamento: 1980
Duração: 146 minutos
Alugue o DVD: aqui
Compre o DVD: aqui
.

6 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Cara, é um dos melhores filmes de terror que eu já vi e colocou o Nicholson num patamar diferenciado para sempre... Dizem por aí que o Stephen King não gostou muito do resultado... provavelmente pq ficou MIL vezes melhor do que o livro de porcaria dele, rs...

Unknown disse...

O filme é Kubrick puro, com todos os ingredientes do diretor, planos longos, dialogos profundos, camera em movimento, dando um clima ainda maior a História. Stephen King não gostou pois não é fiel ao livro que explica melhor as histórias paralelas, mas Kubrick nunca respeitou os livros que filmou na integra, vide o "Laranja Mecanica", ele cria em cima de uma criação e isso o faz genial...
Isso não quer dizer que Stephen King fez um livro porcaria, é um dos escritores americanos mais respeitados atualmente.

O Cara da Locadora disse...

Dan Brown e Paulo Coelho são os um dos escritores mais respeitados nos seus países e fora deles... E só fazem porcaria...

Os livros do Stephen King são péssimos e mal escritos, mas ele tem idéias legais...

Unknown disse...

Com respeito a Dan Brown e Paulo Coelho concordo plenamente com você, não há o que dizer, mas acho que Stephen King merece uma revisão, talvez no original, você não ache tão mal escrito.
Abraços.
Entrei no seu blog e gostei muito.

Clara disse...

Nossa eu vi e detestei! Eu ri demais! Eu achei que foi sem nexo e eu com certeza não tive problema nenhum pra dormir... detalhe: eu vi quando tinha 11 anos!

Bárbara disse...

Me disseram que é bacana o filme mas ainda não vi. Quero dar uma olhada pra conferir !

 
BlogBlogs.Com.Br